Pós cirurgia e perda de massa
Muitas pessoas já tiveram momentos que tiveram que ficar longos períodos sem treinar, devido a compromissos com trabalho ou viagens, ou por lesões e doenças… Tenho duas notícias…uma ruim e outra boa…😆
Você sabe o que é memória muscular?
Vamos a notícia ruim primeiro: A má notícia é que esse “afastamento” gera uma atrofia natural dos músculos…Tal atrofia pode ser ainda mais acelerada em casos de imobilização por algum tipo de trauma…
Agora vamos a boa notícia: Calma! NEM TUDO ESTÁ PERDIDO! Você já ouviu falar em memória muscular??
Um estudo recente chegou a conclusão que o fenômeno da MEMÓRIA MUSCULAR pode ser explicado, em grande parte, pelo fato dos músculos manterem o mesmo número de núcleos musculares durante a perda de massa muscular ou falta de treino.
Células de memória
Esses núcleos das células musculares parecem agir como “células de memória”.
Eles “recordam-se” da quantidade de massa muscular que você tinha antes de ter parado de treinar. PORTANTO, quanto mais tempo você treinou em sua vida, mais tempo levará para perder a aptidão alcançada.
A recuperação do volume muscular é mais rápida nas pessoas treinadas, mas é bom lembrar que: O aumento da carga deve ser gradativo, para que não haja riscos de lesões!
Em tempo: tirando lesões ou doenças, particularmente acho que não há razão pra se afastar totalmente das atividades físicas mesmo nos momentos de férias.
Aliás nas férias com mais tempo disponível é que vc poderia se dedicar ainda mais! Treine sempre, e de forma consciente! Sua saúde agradece!
Memória muscular pós cirurgia
Fique tranquilo. A perda de massa muscular neste caso é normal. Mas, graças a memória muscular, seus ganhos vão voltar para onde nunca deveriam ter saído!
A memória muscular é o ato de realizar uma tarefa motora específica na memória por meio da repetição.
Enquanto seus próprios músculos não se lembram de nada, eles estão cheios de neurônios conectados ao seu sistema nervoso que desempenham um papel no aprendizado motor.
Qualquer movimento requer atividade cerebral, e a repetição de um movimento, mesmo complexo, muitas vezes desencadeia padrões reconhecíveis nas áreas do cérebro responsáveis pelas habilidades motoras.
Isso resulta em movimentos de aprendizagem que exigem menos poder cerebral no futuro.
A memória muscular é um fator a ser considerado na reconstrução de força e massa após um período de inatividade, mas não é o único.