Treino de inferiores 5 vezes na semana
Treinar quadríceps num dia, no outro dia treinar posterior, glúteo e panturrilha, e no dia seguinte treinar quadriceps de novo está certo?
Primeiramente é importante entender que todos movimentos multiarticulares como agachamento, passada unilateral e leg press, por exemplo, tanto a parte posterior, quanto o anterior da coxa (quadríceps), e também os glúteos são solicitados!
Exercícios multiarticulares
Falando de forma simplista: toda vez que você utiliza um exercicio composto treinando “perna” está treinando bumbum… e vice versa. Existem variações que podemos realizar para enfatizar mais uma parte, ou outra, mas não é possível isolar totalmente os músculos citados nesses exercícios multiarticulares!
Treino em dias seguidos
E treinar MEMBROS INFERIORES (MMII) em dias seguidos NÃO trará benefício algum! Muito pelo contrário… Pela minha experiência em consultoria e ao ouvir o depoimento dos clientes creio que essa má divisão seja a principal razão de muitas pessoas não atingirem seus objetivos.
🔉 Você não precisa treinar muitas horas por semana… Você precisa treinar BEM! Reveja seus conceitos!
Extraindo o melhor do treino de inferiores
Você não sabe qual é a cadência dos exercícios no treino de inferiores? Pois deveria saber e ter esses dados em mãos…
Lembre-se que musculação é mais do que simplesmente puxar ou empurrar pesos aleatoriamente!
Segundo várias pesquisas, os tempos de contração próximos a 60 segundos, com repetições durando entre 4 e 6 segundos, ou seja, tempo (segundos) seriam ótimos para elaborar os treinos de hipertrofia, porém o que não nos falta são recursos para variar esses estímulos.
A cadência do movimento na divisão de treino como variável é mais importante do que apenas aumentar o “peso”, pois o aumento indiscriminado da carga pode interferir na amplitude e comprometer a boa execução do exercício, e em casos extremos pode gerar lesões indesejadas.
Você não precisa de cargas muito altas para ter hipertrofia. Isso é um mito e ele deve ser quebrado! Utilizando a amplitude do movimento e a cadência, é possível obter grandes resultados.
Você deve se preocupar em sempre realizar movimentos completos no seu treino, pois a má execução do exercício, aliada a altas cargas, podem ocasionar em lesões sérias durante o treino. E não é isso que você quer, não é mesmo?