Você tem o costume de fazer um treinamento durante o ciclo menstrual?
Durante o ciclo menstrual a mulher passa por inúmeras mudanças hormonais e consequentemente, algumas delas sentem alterações em seus treinamentos¸ de forma positiva ou de forma negativa.
Isso vai da individualidade de cada uma, porém algumas não apresentam nenhuma alteração em seu desempenho independente da fase do ciclo menstrual¸ já outras apresentam uma dificuldade considerável em diferentes períodos do ciclo menstrual.
Geralmente, não há contraindicações em fazer atividades físicas estando menstruada. Mas é preciso esclarecer alguns pontos antes de chegarmos a uma conclusão: a mulher fica sensível. Mais que o habitual.
Não somente no sentido “emocional”, mas o corpo está bem mais sensível à dores e cansaço. Ela se sente mais fadigada e com menos ânimo.
Por vezes é necessário planejar os treinos respeitando as mudanças que ocorrem durante o ciclo, levando em consideração as flutuações hormonais, tais como: volume, intensidade, grau de dificuldade, etc.
Exercícios para fazer no treinamento durante o ciclo menstrual
Exercício durante a fase de ovulação
A fase de ovulação do seu ciclo ocorre logo após a fase folicular, normalmente por 3 a 5 dias entre a fase folicular e lútea – dias 12 a 19 do seu ciclo.
Durante esta fase, você ainda terá altos níveis de estrogênio do aumento durante a fase folicular, ao mesmo tempo em que terá níveis aumentados de hormônio luteinizante (LH) e hormônio estimulador do folículo. LH é o que aciona o corpo para começar a ovular.
A ovulação, como a fase folicular, provavelmente será um momento de alta energia.
Exercício durante a fase lútea
A última fase do seu ciclo menstrual – antes da menstruação – é a fase lútea. Isso normalmente dura 14 dias, entre os dias 20-28.
Durante a primeira parte da fase lútea, você provavelmente ainda terá energia da ovulação, que começará a diminuir quanto mais perto você chegar da menstruação.
Vantagens de continuar com o treinamento durante o ciclo menstrual
Não pense que fazer trabalho físico neste momento aumentará seu desconforto causado pelo ciclo menstrual.
Pelo contrário: esses exercícios ajudam a reduzir o mau humor e a irritação durante a menstruação, pois liberam serotonina e endorfinas, neurotransmissores relacionados ao bem-estar.
1. Treinar diminui as cólicas
O exercício estimula a vasodilatação, o que melhora o suprimento de sangue aos músculos e alivia as contrações uterinas que causam cólicas.
Os neurotransmissores liberados durante o exercício também têm efeito analgésico, ou seja, aliviam a dor e o desconforto.
2. Treinar diminui a fadiga
Danças hormonais periódicas e perda de sangue menstrual são as razões pelas quais muitas mulheres hoje se sentem fracas. Com isso, o exercício pode ser uma tortura.
Mas para não admitir a derrota, uma solução é diminuir a intensidade do treinamento durante o ciclo menstrual. Dessa forma, você pode manter hábitos de condicionamento físico sem dor.
3. O treino de força pode ajudar muito
No final da primeira fase do ciclo menstrual, o nível de estrogênio sobe (continuando para a segunda fase, por volta do 12º dia), e a mulher se sente mais forte neste momento. A dica é usar muito treinamento.
Até porque o período seguinte é marcado pelo declínio desse hormônio e pelo aumento da progesterona, que é a causa das alterações de humor e da retenção de líquidos.
Como é a performance no período?
A performance pode variar de acordo com as fases do ciclo menstrual.
Algumas pessoas sentem os efeitos do ciclo menstrual com mais intensidade, enquanto outras sentem menos. No entanto, todos estão sujeitos ao seu próprio status feminino.
Essa manifestação fisiológica geralmente interfere no planejamento de exercícios.
Na fase Pré-menstrual, devido à influência de um aumento nos níveis de progesterona, o desempenho pode sofrer uma redução.
Já na fase Pós-menstrual, graças à crescente taxa de estrogênio e maior secreção de noradrenalina, observa-se uma melhora significativa na performance.
Mas, repetindo, cada caso é um caso!
Conclusão
Embora haja evidências científicas que mostram que seus hormônios podem afetar seu desempenho nos exercícios durante as diferentes fases menstruais, isso não significa que haja uma abordagem única quando se trata de treinamento durante o ciclo menstrual.
Você pode descobrir que tem muita energia durante a menstruação ou mesmo na fase lútea média.
Se for esse o caso, você não precisa ajustar seu treinamento em torno do seu ciclo.
Acompanhar a menstruação é uma ótima maneira de ficar em dia com sua saúde e entender suas flutuações hormonais, mas não precisa ser o determinante final de quais exercícios você faz.
Faça o que achar melhor para você e lembre-se de que qualquer tipo de exercício – mesmo que seja apenas uma sessão de alongamento – e a prática de hábitos saudáveis são ótimos para sua saúde a longo prazo.
O que achou do conteúdo sobre treinamento durante o ciclo menstrual? Quer receber mais artigos sobre treinamento físico? Continue acompanhando o nosso blog e #VEMPROTREINO