Compulsão em doces
Sem perceber, às vezes buscamos algum alimento específico movidos pela fome emocional. Não é uma fome real. É uma necessidade baseada nos sentimentos aflorados. É aquele momento que você abre a geladeira e pega o primeiro doce que vê pela frente.
Diferente da emocional, a fome física é a necessidade fisiológica que temos de comer. Ela não é ligada a um alimento exclusivo, nem um sinal de emoção. É uma forma de suprir a falta de energia de nosso corpo com alimentos variados.
A fome emocional
A fome emocional é o equivalente a comer a partir de emoções. Nesse caso, você não avalia o estômago, mas, sim, os sentimentos. Pode ser desde alegria e tristeza a ansiedade, estresse e depressão. É uma espécie de alívio instantâneo.
Afinal, descontar na comida é um atalho fácil e prazeroso. No entanto, o hábito pode levar à compulsão alimentar. As consequências vão desde o ganho de peso a doenças associadas a esse processo.
Algumas outras práticas pra ajudar a driblar a fome emocional
– Respeite os horários das refeições, não coma no intervalo delas;
– Descubra outras formas de descontar a insatisfação, pode ser praticando exercícios físicos ou qualquer outro tipo de hobby;
– Encha a geladeira de frutas e verduras, ao invés de alimentos gordurosos;
– Tente identificar as situações no seu dia que fizeram você comer de forma emocional. Anote-as junto com a refeição que foi feita.
Faça um diário sentimental e alimentar da pessoa compulsiva para doce
Em situações de transtornos alimentares mais graves, pode ser necessária a ajuda de um psiquiatra.
Pessoa compulsiva por doce precisa de ajuda profissional
Mais uma vez, a dica é: conte sempre com suporte nutricional. Isso vale não só pra musculação que deve ser orientado por um professores de educação física, mas também para dieta e suplementação, que devem ser orientada por nutricionista.
Parece simples… é na verdade é… rsrs. O grande segredo é a CONSTÂNCIA!
Assuma um compromisso e priorize sua saúde!
Você perderia uma consulta com seu médico, dentista ou uma ida agendada a manicure?… Assim como esses compromissos, faça dos exercícios físicos algo que você não pode faltar!