É necessário aquecimento em ergométrico?
Há dois tipos de alongamentos, o estático e o dinâmico.
Alongamento dinâmico
No Alongamento dinâmico ou aquecimento dinâmico, você “alonga os músculos em movimento”; realizando um exercício determinado de acordo com o grupamento muscular que será trabalhado no dia, utilizando pouca carga e muitas repetições para aquecer o músculo.
Alongamento estático
Já o alongamento estático é o alongamento tradicional que todos conhecem, onde você “estica” músculo e segura por alguns segundos.
Estudos recentes demonstraram que realizar alongamentos estáticos ANTES de levantar peso, pode acarretar em uma MENOR força durante o treino pois atuaria negativamente na rigidez musculotendínea e no reflexo neuromuscular. Então pra “aquecer” antes do treino realize o alongamento dinâmico.
Importância de um bom aquecimento
O aquecimento pode melhorar a amplitude de movimento e evitar a perda da amplitude de movimento.
À medida que envelhecemos, nossas articulações perdem amplitude de movimento. Podemos neutralizar isso alongando-se regularmente. Mesmo que a amplitude de movimento em algumas articulações seja limitada, o alongamento pode ajudar a melhorar isso.
O aquecimento também auxilia na postura. Se tivermos má postura na parte superior das costas, a parte inferior das costas compensa e pode desenvolver dor.
Além disso, se tivermos isquiotibiais ou flexores do quadril apertados, a região lombar compensa e pode desenvolver dor. Alongar os músculos das pernas e os músculos mencionados para a postura provavelmente ajudará a diminuir a dor nas costas.
Além disso, o aquecimento ajuda na cadência do movimento na divisão de treino, que é uma variável importante do que apenas aumentar o “peso”, pois o aumento indiscriminado da carga pode interferir na amplitude e comprometer a boa execução do exercício, e em casos extremos pode gerar lesões indesejadas.
Você não precisa de cargas muito altas para ter hipertrofia ou corrigir a perna fina. Isso é um mito e ele deve ser quebrado! Utilizando a amplitude do movimento e a cadência, é possível obter grandes resultados.
Você deve se preocupar em sempre realizar movimentos completos no seu treino, pois a má execução do exercício, aliada a altas cargas, podem ocasionar em lesões sérias durante o treino.