Preciso dormir para ter resultados?
😴Um item fundamental, pouco citado, no processo de ganho de massa e perda de gordura é o SONO! Você pode ter o melhor nutricionista… o melhor personal trainer… o melhor treino… MAS e o sono?
Especialistas divergem em torno do tempo de descanso ideal… mas não dá para abrir mão de uma boa noite de sono: melhora o humor e o rendimento e previne doenças. E cada um tem que dormir a quantidade adequada de sono para si.
Qualidade do sono
😴O mais importante é a qualidade do sono! Um estudo de 2010 ao analisou 10 pessoas com sobrepeso em um experimento com duas situações de sono, 8,5 h e 5,5 h respectivamente. Foram utilizados os mesmos individuos nas duas situações e com a mesma dieta.
Os resultados mostraram que a restrição no tempo de sono interfere no organismo com menor oxidação de gordura, aumento do apetite, redução do metabolismo basal e perda de massa muscular. Resumindo: Durma bem! E noitada só se valer muito a pena…
Tenha muita atenção ao descanso
O descanso é simplesmente uma das atividades mais importantes para o bom funcionamento do corpo. Dormir significa fazer uma pausa a cada 24 horas — 8 a 10 horas (que discutiremos nas próximas seções).
Uma boa noite pode melhorar o desempenho em todos os níveis, incluindo melhores reflexos durante a atividade física e alerta mental.
O descanso mental é alcançado garantindo que os processos cerebrais e as conexões neurais restaurem a função do órgão. O resultado é basicamente uma “limpeza” do cérebro, garantindo a retenção dos processos de memória e aprendizado das informações, descartando informações consideradas irrelevantes.
Sobre o descanso durante o treino…
Primeiramente, não existe um tempo fixo. Trabalhar com referências de que 30, 45 ou 60 segundos é o ideal, pode não comportar os objetivos de cada praticante de musculação. Lembre-se que cada corpo tem sua individualidade biológica e devemos respeitar isso.
Por isso, trabalha-se com o conceito de “intervalo”, que, geralmente, mantém-se entre 30 segundos e 2 minutos. Mas, repito, não é fixo!