Muita gente já ouviu falar dos exercícios monoarticulares (ou uniarticulares), mas nem todo mundo conhece sua definição e diferenças. Vamos falar sobre eles no artigo de hoje.
Os exercícios monoarticulares são úteis quando você retoma o treinamento físico após uma longa pausa.
Eles podem ajudá-lo a fortalecer uma parte do corpo que pode ter sido enfraquecida por uma doença, cirurgia ou lesão.
Muitas vezes é difícil praticar exercícios complexos quando uma parte do corpo ainda está fraca.
Os exercícios isoladores permitem que você aumente gradualmente a massa muscular na área afetada.
Eles também são úteis quando você precisa fortalecer uma área do corpo que pode não estar recebendo estimulação adequada com exercícios multiarticulares. No entanto, os exercícios de isolamento têm suas armadilhas.
O que são os exercícios monoarticulares?
Os exercícios monoarticulares são a base de muitos treinos, mas quando se trata de construir músculos, muitos diriam que eles não são os mais adequados para aumentar a massa muscular… Mas os uniarticulares também têm suas vantagens!
O exercício monoarticular é uma forma de treinamento de resistência usada para a construção de força e o desenvolvimento muscular, envolvendo o movimento de um grupo de músculos e de uma única articulação.
Eles também são sinônimos de exercícios de isolamento, o que significa que um grupo de músculos é isolado de outros grupos de músculos.
Vantagens dos exercícios monoarticulares
Os benefícios dos exercícios de uma única articulação são principalmente a capacidade de isolar um músculo.
Com exceção da musculação, se você esteve fora de ação por muito tempo ou se recuperando de uma lesão, os exercícios com uma única articulação são ideais para começar do zero.
Por exemplo, ao fazer supino no banco, você pode não notar uma leve lesão no bíceps (embora isso provavelmente signifique que você não pode fazer supino em todo o seu potencial), pois seus tríceps, peitorais e músculos das costas suportariam o peso principal para compensar.
Se você se machucou ou se seus músculos estavam um tanto parados, os exercícios com uma única articulação são uma boa maneira de pré-exaurir ou aumentar seus grupos musculares menores individualmente, em preparação para os levantamentos compostos sérios.
Exemplos de exercícios monoarticulares
Roscas
A rosca, seja direta, scott e várias outras, com barra ou halteres, é um exercício muito importante no seu treino.
Alguns exercícios de musculação são considerados clássicos e intocáveis, são treinamentos diários para iniciantes e atletas avançados.
Extensão de pernas
A extensão de pernas (cadeira extensora) é provavelmente um dos exercícios mais famosos e também é usada para o trabalho dos membros inferiores, pois é obviamente um exercício simples e seguro que não requer grandes habilidades.
É caracterizada pelo movimento em cadeia aberta, que pode exercitar o quadríceps e alguns músculos da frente da coxa separadamente.
É um exercício muito eficaz, mas se não o fizermos corretamente e / ou não formos adequados para tal pode causar lesões em algumas articulações do corpo, como a articulação femoropatelar.
Conclusão
Assim como os exercícios compostos, os monoarticulares são muito importantes para um bom treino de musculação.
É interessante que se tenha o equilíbrio certo no seu plano para que não falte nenhum deles e que você consiga grandes resultados.
O que você achou do conteúdo? Foi relevante para você? Compartilhe com um amigo que também precisa saber sobre os exercícios monoarticulares e #VEMPROTREINO.