Se você treina regularmente durante a semana, ainda consegue obter um ganho muscular significativo? Qual é a melhor maneira de conciliar a musculação com outros esportes para maximizar o progresso na academia?
A resposta curta a primeira pergunta é, SIM! Contanto que você planeje sua rotina corretamente e faça os ajustes certos. Mesmo que participe de esportes regularmente, você ainda pode exercitar seus músculos com eficácia.
O impacto específico dos esportes em seu rendinento (se houver) dependerá da intensidade do exercício e do número total de horas que você dedica a cada semana.
Por exemplo, atividades de baixo impacto, como natação, certamente não afetarão negativamente seu desempenho.
Por outro lado, esportes como futebol ou ciclismo devido a maior exigência físicade, dependendendo da frequência semanal, podem ter um impacto maior e interferir em sua recuperação muscular.
Neste artigo, vou fornecer algumas dicas que você pode implementar para atingir o equilíbrio adequado entre musculação e esportes, para que possa construir músculos e ganhar força enquanto pratica seus esportes favoritos.
Certifique-se de que está consumindo calorias suficientes
A primeira dica é a mais básica para conciliar a musculação com outros esportes.
Se sua meta é hipertrofia, você precisa consumir mais calorias! Praticar exercícios durante a semana queimará calorias extras e consumirá os recursos nutricionais de que seu corpo precisa para se recuperar e gerar ganhos!
Quanto mais intenso for o seu esporte fora da academia, maior deverá´seu cuidado em repor essa energia perdida com uma boa alimentação!
Separe seu treinamento com pesos e esportes
A segunda dica é tentar separar suas sessões de musculação dos dias em que você se exercita para maximizar a recuperação.
Ao planejar uma periodização na academia, certifique-se de considerar os principais grupos musculares necessários para o seu esporte favorito.
Reduza ou elimine exercícios cardiovasculares adicionais
A terceira dica é abrir mão de quaisquer exercícios cardiovasculares adicionais que você possa estar fazendo.
Se você quer construir músculos e força da forma mais eficaz possível, se você já se exercita várias vezes por semana, não há razão para fazer exercícios aeróbicos extras na academia.
Este é um dos muitos erros a evitar. Em vez disso, trate seu exercício como uma atividade aeróbica!
Qualquer atividade física, se bem prescrita, que pode aumentar a frequência cardíaca acabará se tornando um exercício aeróbico eficaz.
Diminua o volume e / ou a frequência do treinamento com peso
Se você investir muito tempo e energia no exercício escolhido (4 dias ou mais por semana), a quarta dica é reduzir a quantidade e a frequência do treinamento de musculação.
Isso ajudará a garantir que você não treine demais.
Por exemplo, alguém que treine alguma luta especifica quatro dias por semana, e não pretende diminuir essa frequência, e além disso faz cinco treinos semanais de musculação, eu iria sugerir que optasse por diminuir as sessões de musculação pra três no máximo.
O trabalho que você faz na academia é apenas a “faísca” para fazer as coisas funcionarem, mas o verdadeiro crescimento é o processo de recuperação. Se você não pode se recuperar normalmente, você não pode crescer.
Diminua o volume / frequência de esportes
Reduza o volume total e a frequência do exercício.
Se o esporte é apenas para recreação e a musculação é uma prioridade mais alta, uma ligeira redução na frequência do seu hobby pode ajudar a otimizar seu rendimento, se isso for algo que você faz com frequência durante a semana.
Em geral, depende de preferências e objetivos pessoais.
Eu não recomendo desistir completamente de um hobby que te dá pprazeer e é bem vindo pra sua saúde mental, mas se esse hobby retarda sua capacidade de progredir na academia, então a redução pode ser uma opção viável.
Descanse!
A dica seis é garantir que você durma bem todas as noites.
Não importa o tipo de treinamento que você faça, dormir é muito importante, mas isso é especialmente verdadeiro se você participa de esportes e levantamento de peso regularmente.
A falta de sono a longo prazo pode interferir em quase todos os processos relacionados à recuperação e ao crescimento, e é difícil praticar esportes e musculação de forma consistente.
Conclusão
Se você deseja conciliar a musculação e outros esportes, isso é definitivamente possível na maioria dos casos. Contanto que você siga as etapas descritas neste artigo, você ainda pode construir músculos e aumentar a força de forma eficaz.
Mesmo se você seguir essas dicas, seu rendimento pode ser ligeiramente afetado, mas essas dicas ajudarão a garantir que qualquer impacto negativo do exercício escolhido em seu rendimento seja completamente minimizado.
Lembre-se! Nunca se prive de uma atividade saudável, um esporte que te dê prazer ta!
O que achou do conteúdo? Pretende aplicar essas técnicas na sua rotina de treino para conciliar a musculação? Deixe nos comentários a sua opinião. #VEMPROTREINO.