Uma das principais preocupações do público feminino que embarca em uma jornada de musculação é a hipertrofia.
Muitos que fazem musculação têm a doce ilusão de que ganhar massa magra é um processo simples e de curto prazo…
A verdade é que esse é um processo demorado que depende de muitas variáveis, como dieta, intensidade do exercício, descanso adequado e até mesmo o uso de suplementos se for necessário.
Se você já começou a se exercitar e está preocupado com a hipertrofia feminina, leia este artigo sobre os atalhos na musculação feminina para atingir a hipertrofia.
Hipertrofia feminina: o que é e como afeta a perda de peso?
A hipertrofia muscular é caracterizada por aumento de volume. Esta é a resposta natural do corpo ao exercício e pode ser completamente revertida.
O corpo da mulher é muito diferente do homem, portanto, o processo de hipertrofia é único entre as mulheres. Este pode ser o objetivo de atletas de alto desempenho, ou pode ser o objetivo daqueles que querem apenas músculos mais evidentes.
O aumento da massa corporal magra (ou seja, músculos) é bom para o corpo, mas pode levar ao ganho de peso geral.
Afinal, se você perder gordura, mas ganhar músculos, seu peso não pode mudar de um peso para outro, mesmo que o corpo tenha uma aparência esteticamente muito diferente.
Ou seja: a meta é melhorar a sua composição corporal… trocando gordura por massa magra! E músculo pesa muito mais que gordura!!!
Atalhos na musculação feminina
A testosterona é um dos hormônios que causam hipertrofia muscular. Existe em diferentes concentrações em homens e mulheres, e a concentração nos homens pode chegar a 50 vezes mais em relação a uma mulher.
Sabendo disso, é fácil entender por que os homens têm maior probabilidade de desenvolver hipertrofia do que as mulheres.
Faça um treino intenso
O caminho da hipertrofia exige muita disciplina e muito treinamento, e não há atalhos. Portanto, concentre-se no treinamento com intensidade na academia.
Tente entender o limite de carga que seu corpo suporta e execute um número de séries prescritos no seu programa!
E claro não esqueça e valorize os dias de descanso responsáveis pela recuperação muscular!
Foco na dieta
Sua dieta precisa ser rica em proteínas, carboidratos, fibras, vitaminas e minerais para construir gradativamente seus músculos.
Você precisa fazer alguns sacrifícios – doces e alimentos ultraprocessados devem estar fora de sua rtotina diária – mas é importante que você encontre uma dieta fácil de seguir. Que doces e frituras sejam uma exceção e nunca a regra ok!
Que doces e frituras sejam uma exceção e nunca a regra ok!
Mantenha a hidratação
Você sabia que manter o corpo hidratado é tão importante quanto ter uma alimentação saudável?
O corpo humano é composto por cerca de 60% de água. Uma boa hidratação aumenta a capacidade de resposta hormonal do corpo, após atividade física.
Vale lembrar que quanto menos hidratado o seu corpo estiver mais ele secretará hormônios (cortisol, aldosterona) que vão reter líquido no seu corpo, trazendo uma aparência retida, que na verdade é inchaço causado pela água.
Uma hidratação correta desempenha um papel fundamental para a ação hormonal e o processo de recuperação muscular.
Além disso, durante exercícios muito intensos ou realizados ao ar livre muito quente, pode ser interessante beber bebidas isotônicas para repor mais rapidamente os minerais perdidos na atividade física.
Aumente as cargas regularmente
O aumento gradativo da carga utilizada no exercício deve ser realizado sob a orientação do seu professor pra evitar estagnação muscular.
A questão da progressão de carga é o seguinte: temos dias e “dias”… uma noite mal dormida pode interferir no seu treino e vc colocar menos carga..mas nem por isso deixará de fazer um treino intenso até a falha…. sim… não existe um numero certo de reps… aquilo é uma referência …se forem oito repetições se programe pra fazer sete…oito… repetições…falhando na oitava por exemplo e se passar disso ajuste o peso!
Tenha uma boa organização do seu treino
É importante deixar os músculos repousaraem para que o efeito desejado de hipertrofia seja alcançado. Portanto, se o treino do dia for para membros superiores, recomenda-se que o treino do dia seguinte seja para membros inferiores, para que os músculos possam se recuperar e evitar lesões e sobrecarga.
Conclusão
A hipertrofia muscular pode ser alcançada através de um bom treino de musculação na academia! Mas você precisa de rotina e constância! Os atalhos na musculação são importantes para atingir isso mais rápido.
Todo e qualquer treino, se prescrito corretamente, visa o ganho de massa magra e perda de gordura! O que vai potencializar isso ou não é a dieta! Não existe treino, bem feito claro, que vá “diminuir” sua massa magra… acredite!
Antes de iniciar uma nova rotina de treino, consulte um profissional. Eles serão capazes de determinar se o levantamento de peso é seguro para você.
O que achou do conteúdo? Tem mais alguma dica de atalhos na musculação feminina? Deixe nos comentários e #VEMPROTREINO.