Será que você precisa de uma academia moderna para ter resultados?
Recebo muitos pedidos de consultoria e vários clientes alegam que suas respectivas academias não possuem muitos aparelhos ou ainda, eventualmente, treinam em academia de prédio, que obviamente, não dispõe de muitas máquinas.
O avanço tecnológico chegou nos aparelhos das academias. Hoje temos vários aparelhos diferentes e até inteligentes. Porém, você não precisa de uma academia muito moderna para ter resultados.
Saiba porque você não precisa disso e como ter mais resultados treinando na sua academia.
Será que eu preciso de uma academia moderna para ter resultados?
Quem me acompanha em minhas redes sociais já percebeu que eu sempre digo que não é preciso uma academia moderna, com aparelhos de última geração, para ter resultados nos treinos. O que você precisa é do básico.
Mas Thiago, o que é o básico?
O básico é todo aparelho que possibilita que você estimule seus músculos com eficiência. Apesar de não serem aparelhos de última geração, eles são mais do que suficientes para garantir um treino de qualidade.
Fuja das invenções mirabolantes
Todos os dias, as redes sociais divulgam uma série de exercícios malucos, diria até circenses.
Leg de ladinho, “chute” com cabo, agachamento nas cadeiras abdutora, e vários outros.
O problema é que isso têm grande impacto entre os seguidores, principalmente pelo fato de seus praticantes terem corpos desejados, em muitos casos tidos como o objetivo do seguidor.
O que eu te garanto é que esse físico não foi conquistado com agachamento na adutora e nem com nenhum tipo de exercício maluco.
Não se engane. O nome disso é marketing.
Eles são exercícios errados e por vezes perigosos. É muito importante que você não siga as modinhas da internet quando se fala em treino.
E mesmo você que faz o básico e eficiente deixo aqui umas dicas: verifique sempre o estado do equipamento que você for utilizar.
Por fim, vamos ao que importa. O que você precisa para ter um treino de qualidade?
Aparelhos básicos para uma academia
Conheça os aparelhos básicos que são fundamentais para o seu treino. Se algum deles não tem na sua academia, não se preocupe. Ainda podemos fazer substituições.
1. Banco de supino
Se a sua academia não tem uma maquina de supino, o banco de supino é a melhor escolha para o seu treino.
Nela, é possível fazer três variações de supino. O supino reto, supino inclinado e supino declinado. Todos com ótimo desempenho.
A sua academia não tem um banco de supino? Calma! Ainda podemos fazer o mesmo exercício substituindo por pesos livres.
O supino com halteres é muito utilizado por pessoas nesse exercício. Para as variações, basta inclinar o banco da forma como desejar fazer o exercício.
2. Gaiola (ou rack) para agachamento
Um agachamento bem executado fortalece os músculos das pernas, glúteos e parte inferior das costas, além de melhorar a mobilidade e a flexibilidade da parte superior do corpo.
Como o exercício trabalha muitos grupos musculares ao mesmo tempo, o exercício faz com que seu corpo aumente a produção de hormônios anabólicos.
Se a sua academia não possui uma gaiola (rack) para agachamento, você pode variar trocando a barra pelos halteres durante a realização do agachamento. Existe uma série de exercícios que você pode adicionar a sua rotina de treino, como por exemplo, Stiff e Agachamento Búlgaro.
3. Leg Press
O leg press é sem dúvida um dos aparelhos mais populares na musculação. Estudos comprovam que o leg press promove hipertrofia não apenas dos quadríceps, mas dos adutores, posteriores e principalmente dos glúteos.
Existem três variações que você pode fazer no Leg: Leg 45, Leg Vertical e Leg Horizontal.
Em todos aparelhos, há extensão de joelhos ou de quadril e a força incide (quase) perpendicularmente ao tronco. O peso vai ao encontro do seu corpo e você faz força para empurrar a plataforma de volta.
Infelizmente, não é possível fazer uma variação do leg. Você vai precisar do aparelho para executar o exercício.
4. Remadas com barra livre
A remada com barra livre é uma excelente opção para o treino de dorsais. Ela é fundamental para o desenvolvimento muscular e pode ser realizada em qualquer academia.
A remada é um movimento que combina dois movimentos essenciais para um bom treino de dorsais, a extensão do ombro e a flexão do cotovelo.
Tudo isso fortalece a região do “CORE” e ainda trabalha músculos do antebraço.
5. Remada com halteres
A remada curvada com halteres é uma alternativa a barra fixa. Também muito eficiente, ela pode te oferecer o mesmo estímulo que na barra.
Com os halteres, também é possível fazer a execução das duas variações, a remada supinada e a pronada.
Basta dobrar os joelhos e inclinar o tronco para frente. Após isso, leve o peso até embaixo e em seguida, faça o movimento de puxada.
6. Cadeira extensora
Quando falamos em treino de perna, um dos aparelhos mais comuns é a cadeira extensora. Ela muito é útil para o treino de pernas e pode ser encontrada em todas as academias.
O movimento realizado durante o exercício na cadeira extensora é a extensão do joelho, o que faz com que os quadríceps (vasto lateral, vasto medial, vasto intermédio e reto femonal) sejam muito bem trabalhados durante a execução desse exercício.
7. Cadeira flexora
A cadeira flexora é mais um aparelho que é possível encontrar em qualquer academia. Ela é muito parecida com a cadeira extensora, mas existem algumas diferenças.
Na cadeira flexora, existe um grau maior na flexão do quadril. Isso aumenta a contração muscular na região dos isquiotibais.
A diferença entre os dois é basicamente essa: a amplitude do exercício. No caso da cadeira extensora, há maior flexão de quadril.
8. Crossover
O Crossover é um dos melhores exercícios para peitorais. Basicamente, é o mesmo movimento do crucifixo.
Existem variações do Crossover: o crossover polia média e o crossover polia baixa. Se trata de um bom exercício para combinação com outros exercícios compostos, como o supino.
9. Pulley
O Pulley é útil para uma série de exercícios na academia. Além do famoso tríceps pulley, uma das melhores opções para ativar o seu tríceps, você também pode utilizar o aparelho em diversos outros exercícios.
É possível desenvolver as costas e trabalhar as fibras superiores e centrais fazendo exercícios no Pulley.
10. Área de pesos livres
Por fim, ainda temos a área de pesos livres, que não depende de máquina e aparelho algum. O treino é feito totalmente com halteres, barras e anilhas. E o resultado disso é surpreendente.
Como já mencionamos neste artigo, no seu treino de pernas, você pode fazer vários exercícios como: agachamento com halteres, avanço com passada e agachamento sumô.
Já para os membros superiores, você pode fazer elevação frontal e elevação lateral com halteres e desenvolver seus ombros. Pode ter um ótimo treino de bíceps com os halteres, fazendo rosca alternada, rosca martelo e na barra fixa.
A área de pesos livres pode proporcionar um treino completo e de muita qualidade. Basta saber os movimentos certos e utilizar isso a seu favor.
Conclusão
Como você pode perceber, você não precisa de uma academia de última geração e que a mensalidade custa 500 reais para ter resultados no treino. Basta fazer o básico, bem feito, que os resultados vão aparecer.
Se a sua academia possui uma gaiola para agachamento, um leg press, uma barra guiada, pulley para remadas e puxadas e um banco de supino, ela é mais do que suficiente para ter resultados.
Fuja das desculpas e comece agora mesmo a mudança no seu físico. Eu te garanto que daqui a um ano, você vai se orgulhar de ter começado isso hoje. Invista na sua saúde. #VEMPROTREINO
Conte com a ajuda de um profissional
Um dos grandes benefícios de contratar um personal trainer online é que você pode monitorar seus exercícios e saber o que fazer e executar da melhor forma.
Com um personal online, você pode ter essa vantagem a qualquer hora, em qualquer lugar, tudo no seu tempo.
Seja pelo aplicativo, site ou até mesmo pelo WhatsApp, você tem acesso direto a um especialista que está pronto para te ajudar a alcançar seus objetivos.
Basta preencher algumas informações básicas, como seus objetivos de prática e suas medidas pessoais, e o indivíduo fornecerá um plano de treinamento personalizado e dicas de como realizá-lo.