Medicamentos para dor e o ganho de massa.
Os anti-inflamatórios podem sim prejudicar sua hipertrofia Muitos praticantes de musculação fazem uso indiscriminado, pra coibir o desconforto da dor muscular…
Toxicidade
Entretanto, é preciso alertar que anti-inflamatórios podem não ser tão benéficos em se tratando da toxicidade principalmente dos rins, fígado e até do sistema nervoso central no uso contínuo.
Por isso, deve sempre ser prescrito por médicos que sabem o tempo de tratamento em cada caso.
Anti-inflamatórios evitam as microlesões
Para que haja um aumento de massa magra é necessário que microlesões na musculatura do corpo ocorram e isto ao acontecer gera-se um processo inflamatório, uma “inflamação do bem”. Além disso, o processo é totalmente completado quando o organismo “elimina” as células afetadas e desta forma, inicie-se a regeneração tecidual.
Cascata inflamatória
Ocorre o que se chama de cascata inflamatória que ativa as células satélites, as quais não funcionam bem quando se toma os anti-inflamatórios.
Portanto, ao inibir a cascata inflamatória, removemos a dor mas também podemos estar removendo o gatilho da hipertrofia. Seu corpo acaba achando que não há “problema algum”, e portanto, não vê necessidade de se “tornar mais forte” pra suportar novos estímulos.
Só use medicação com orientação médica!
Medicamentos atrapalham nos resultados?
Os relaxantes musculares são um grupo de medicamentos mais comumente usados para tratar espasmos e dores. Isso pode ser devido a distúrbios musculoesqueléticos, como tensões musculares, dores de cabeça tensionais e fibromialgia.
Eles também são usados para tratar a espasticidade causada por distúrbios neurológicos, como esclerose múltipla e paralisia cerebral.
Embora haja pouco na literatura a favor ou contra o uso de relaxantes musculares após o treino ou durante o exercício, o bom senso deve prevalecer. O efeito colateral mais comum dos relaxantes musculares é a sonolência. E isso, pode atrapalhar no seu treino.
Outros efeitos colaterais dos relaxantes musculares, como tontura e cegueira temporária, podem ser igualmente perigosos durante o exercício. Isso pode afetar seu equilíbrio e levar a lesões na cabeça.
E, mais uma vez, a dica é: conte sempre com suporte profissional. Isso vale não só pra musculação que deve ser orientado por um professores de educação física, mas também para dieta e suplementação, que devem ser orientada por nutricionista.